sábado, 2 de julho de 2011


Programa Voluntários

Do Rotary         



         O programa Voluntários do Rotary busca incentivar e facilitar o engajamento de rotarianos e profissionais em projetos humanitários locais e internacionais, usando suas habilidades e experiências em prol da Avenida de Serviços Profissionais do Rotary.
Os propósitos do programa são:
  • Divulgar oportunidades de realizar trabalho voluntário.
  • Ajudar clubes e distritos a perceber a importância do trabalho voluntário para seus projetos, bem como assistir na identificação de voluntários.
  • Cultivar a boa-vontade e a compreensão internacional através de serviços humanitários.
·         Qualquer rotariano pode ter a iniciativa de organizar um programa de Voluntário do Rotary.
  • Ao decidir organizar, o rotarino, o clube e o distrito assumem determinadas responsabilidades. A forma de organizar o programa vai depender da abrangência do programa, isto é, o programa pode ser desenvolvido a nível de Clube, a nível de Distrito e a nível Internacional
         Quase sempre a dimensão do Trabalho Voluntário transcende a do clube, principalmente na alternativa em que o Programa atingir pleno êxito. Nestes casos é importante que o Distrito esteja por dentro dos projetos em desenvolvimento nos clubes vizinhos para que possa envolver os outros clubes em socorro àquele. Em outras situações, o problema não está restrito ao âmbito territorial de atuação do clube, exigindo o envovimento de dois ou mais clubes. É o caso de catástrofes naturais como as enchentes e os engarramentos de trânsito.
         A prestação de trabalho voluntário em outro país é outro aspecto do programa Voluntários do Rotary. Isso mostra a internacionalidade do Rotary, Promovendo e apoiando a aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a cosolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.
         As dificuldades de encontrar profissionais adequados é mais crítca na área internacional. Basta o Rotary daqui e o Rotary de lá organizar a viagem do voluntário. E não precisa ser de muitos dias. Uns poucos dias já ajuda a resolver o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário