sábado, 2 de julho de 2011

O QUE ROTARY FAZ
PELO BRASIL

         Não há como negar o crescimento e a expansão do Rotary no Brasil. Mas caberia a alguém estranho a Rotary : e o que resultou, para o Brasil, dessa trabalhosa evolução nacional de um braço de entidade internacional?
         0 pequeno espaço aqui, de horizonte e pretensão domésticos, não comporta a enumeração dos benefícios advindos dessa extensão. Nem mesmo teríamos "engenho e arte" para reunir o quanto de bem há espalhado por Rotary e rotarianos.
         Mesmo para estes, capazes de entender, como serviço, a inspiração que a ação rotária instila na comunidade, não há espaço aqui, para enumerar a fração mais humilde do "Serviço" rotário até hoje realizado em nosso país.
         Aponte-se, para que tal pergunta não fique sem resposta apenas algumas das muitas e muitas realizações rotárias que permanecem, desde a implantação, a testemunhar o espírito de Rotary: inúmeas escolas dsitrbuídas pelo país, as inúmeras fundações, espalhadas pelo Brasil, oferecendo bolsas de estudo e assistência social; a contribuição para o programa pólio-plus, que extinguiu a poliomielite no país e baixou extraordinariamente a incidência e as conseqüências da coqueluche, do sarampo, do tétano, da tuberculose e da difteria; as inumeráveis bolsas pós e pré-graduação oferecidas a jovens brasileiros, no exterior; os "edifícios Rotary" que se erguem em tantas cidades brasileiras, enriquecendo-lhes o patrimônio urbanístico; hotéis, hospitais, escolas, asilos, creches, construídos e mantidos por promoções de Rotary Clubs. Até um banco comercial de expressão nacional nasceu da iniciativa e promoção de rotarianos (Banco Bamerindus).   E o que dizer da Fundação Rotária pelo que já verteu e continua a oferecer a brasileiros, instilando-lhes a condição de cidadãos do mundo? Companheiros rotarianos, meditem na potencialidade de serviços diretos e indiretos que o seu próprio Rotary Club possui e acrescentem-lhe as dos demais Rotary Clubs brasileiros multiplicadas pelas respectivas idades e criatividades. Vocês sentirão avolumar-se o orgulho que sentem de serem rotarianos e, também, a responsabilidade e a determinação que lhes cabe no serviço rotário perante o Brasil e perante a Humanidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário