sábado, 2 de julho de 2011


PIJ – Programa de
Intercâmbio      
de Jovens(YEP)              




         Como participante do Intercâmbio de Jovens do Rotary, você passará um período morando com famílias anfitriãs e frequentando escola em um país estrangeiro.
         Através de programas de curta ou longa duração, você aprenderá um novo modo de vida, talvez até uma nova língua, e descobrirá muito sobre si mesmo. Atuará também como um jovem embaixador, ensinando as pessoas como se vive em seu país, suas tradições culturais e suas ideias, contribuindo para um mundo mais unido e, além disso, fazendo amigos.
         Há mais de 75 anos, o Rotary ajuda estudantes e famílias a expandir seus horizontes através do Intercâmbio de Jovens. Todos os anos, 80 países e cerca de 8.000 estudantes participam do programa, que é administrado pelos distritos e clubes rotários.  O programa é administrado por voluntários dos clubes, o que ajuda a reduzir os custos para os estudantes e suas famílias. Esses voluntários têm muita experiência e lidam há anos com estudantes, famílias anfitriãs e demais rotarianos engajados em intercâmbios.  O Intercâmbio de Jovens do Rotary está aberto a pessoas de 15 a 25 anos de idade de todo o mundo, em programas de curta ou longa duração.

Intercâmbio de curta duração:   de 15 a 19 anos,  pode variar de vários dias a várias semanas., os estudantes não frequentam escola e podem adaptar o programa de acordo com seus interesses , os tipos mais comuns são hospedagem em casa de família, visitas a locais históricos e acampamento internacional de jovens.

Intercâmbio de Novas Gerações:   de 18 a 25 anos,  de três a seis semanas, ideal para estudantes que terminaram o segundo grau recentemente,  pode incluir hospedagem em casas de família, visitas a locais históricos ou acampamento, possibilidade de estágios especializados. 
Intercâmbio de longa duração:  de 15 a 19 anos,  duração de um ano,  os estudantes são hospedados por várias famílias e frequentam escola.

Quanto custa?  O Intercâmbio de Jovens é administrado por um distrito rotário e os custos variam muito de uma região a outra. De um modo geral, os estudantes e seus pais cobrem os seguintes custos:

  • Passagem aérea
  • Seguro-saúde e contra acidentes
  • Todos os documentos de viagem
  • Vestuário e despesas gerais
  • Fundo de emergência
  • Viagens e tours extras

Famílias anfitriãs:

Ao hospedar um estudante de Intercâmbio de Jovens do Rotary, você estará ajudando não apenas a transformar um sonho em realidade, mas enriquecendo sua própria vida.
Como família anfitriã para um participante do Intercâmbio de Jovens do Rotary, você deverá:
  • Fornecer moradia e alimentação para o intercambista.
  • Supervisionar o estudante como supervisionaria seus próprios filhos.
  • Envolver o estudante em atividades e tarefas familiares.
  • Enriquecer a experiência do intercambista incluindo-o em atividades familiares, comunitárias e culturais.
As famílias anfitriãs não recebem ajuda de custo. O programa é realizado inteiramente por voluntários, o que ajuda a reduzir seu custo. Isso significa também que os intercambistas não pagam hospedagem, possibilitando que estudantes menos favorecidos financeiramente também possam desfrutar da experiência.




Nenhum comentário:

Postar um comentário